domingo, 7 de março de 2010

RESPIRADOR BUCAL


Porque seu filho em quase todas as fotografias aparece de boca aberta?


O ser humano nasceu para respirar pelo nariz, onde o ar inspirado será filtrado, aquecido e umidificado, pois quando isso não acontece o ar poderá tornar-se agressivo para os pulmões.
Há inúmeras causas para a respiração bucal, dentre elas destacam-se:
1- Aumento severo de adenóides.
2- Aumento severo de amígdalas.
3- Rinite com aumento severo das conchas nasais.
4- Desvio de septo nasal
5- Polipose nasal e outros tumores
6- Macroglossias (língua grande) e outras causas menos comuns.

Dentre as citadas, as principais são hipertrofia (aumento) de Adenóides e/ou Amígdalas e Rinite Crônica com destaque para Rinite Alérgica.
As principais conseqüências da respiração bucal são: alterações crânio-faciais, como face alongada, boca aberta, palato ogival, mandíbula caída e alterações da oclusão dentária. O respirador bucal dorme mal, come mal e consequentemente terá um atraso no seu desenvolvimento. Geralmente apresenta-se de boca aberta nas fotos e no cotidiano, dorme com a boca aberta e ronca. e em casos mais graves apresenta apnéia do sono, a chamada parada respiratória que tanto assusta aos pais.
O tratamento pode ser clínico no caso das Rinites ou cirúrgico no caso de aumento severo de Adenóides e Amígdalas, ou clínico e cirúrgico quando necessário.
Em muitos casos há necessidade de um atendimento multidisciplinar, com participação de Otorrinolaringologista, Alergista, Ortodontista e Fonoaudiólogo.
Consulte um Otorrinolaringologista para diagnóstico precoce!

Nenhum comentário:

Postar um comentário